Experiências de Quase-Morte
Muitos cristãos acreditam que as EQMs são a prova de que Deus e a vida após a morte existem. Como descrito neste artigo, uma EQM possui as seguintes características:
1.um sentimento de paz interior;
2.a sensação de flutuar acima do seu corpo físico;
3.a percepção da presença de pessoas em sua volta;
4.visão de 360º;
5.ampliação de vários sentidos;
6.a sensação de viajar através de um túnel intensamente iluminado no fundo (efeito túnel).
Coisas como infartos, afogamentos e grande perda de sangue podem ativar EQMs.
EQMs foram experimentadas por milhares de pessoas e foram amplamente catalogadas em uma variedade de livros, cuja grande maioria são “espirituais” ou “religiosos” por natureza.
O que não é mencionado é que há uma substância chamada Ketamina que produz todos os elementos de uma EQM quando injetadas em uma pessoa normal e que não esteja morrendo. Em outras palavras, EQMs são estados naturais quimicamente induzidos no qual o cérebro entra. O gatilho para uma EQM é a falta de oxigênio para o cérebro e o corpo. Se você ler periódicos científicos como este, descobrirá que há uma razão completamente química e completamente não-espiritual para cada fator de cada EQM.
Esta é uma prova direta da não existência de Deus? Não. Entretanto, é uma prova direta de que a EQM (que muitos usam como uma prova “incontestável” de que Deus e a vida após a morte existe) não tem nenhum significado sobrenatural. Nós podemos provar cientificamente que EQMs são reações químicas ao invés de serem um “portal para o após-morte” como muitos religiosos alegam.
Página original: Proof #8 – Think about Near Death Experiences
Traduzido por: Alenônimo
Revisado por: Fernando Silva
(Ateus do Brasil)