26/06/2024
13 de maio, 2000 Publicado às 19h15 GMT
Vaticano revela o terceiro segredo de Fátima
Irmã Lúcia encontrou o papa antes da missa rezada em Fátima
O Vaticano revelou que o terceiro segredo de Fátima se referia ao atentado que o papa João Paulo II sofreu em 1981, em Roma.
A revelação foi feita no mesmo dia em que o papa celebrou uma missa em Fátima para marcar a beatificação de duas das três crianças que afirmam terem presenciado seis aparições da Virgem Maria em 1917.
A terceira criança, que se chama Lúcia e hoje está com 93 anos, compareceu à cerimônia.
Dois dos três segredos que a Virgem haveria contado aos “pastorinhos”, como as crianças ficaram conhecidas, já haviam sido revelados, mas o terceiro permanecia sob o cuidados dos papas e outras altas autoridades do Vaticano.
O conteúdo do terceiro segredo foi desvendado por oficiais do Vaticano a um grupo de fiéis reunidos antes da missa.
Versão completa
O cardeal Angelo Sodano disse que o segredo se refere a martírios e sofrimentos, incluindo um homem “vestido de branco” que “vai ao chão e parece que está morto”, devido ao disparo de armas de fogo.
O papa tem especial devoção pela Virgem
Segundo o cardeal, depois que o papa sofreu o atentado em 1981, por arma disparada pelo turco Mehmet Ali Agca, “ficou evidente a Sua Santidade” que ele escapou da morte graças a uma “mão materna”.
Sodano acrescentou ainda que o conteúdo completo do terceiro segredo de Fátima será revelado no futuro, assim que os fiéis estiverem preparados para conhecê-lo.
João Paulo II tem uma afeição especial pelos milagres de Fátima desde 1981 – o atentado perpetrado por ali Agca ocorreu no dia 13 de maio, assim como a visão da Virgem pelos “pastorinhos”.
Posteriormente, ele deixou uma das balas que o atingiu na coroa da estátua da Virgem em Fátima.
<https://www.bbc.com/portuguese/omundohoje/omh00051301.htm>
23/01 No século passado, apareceram algumas versões do terceiro segredo informando que o mundo iria acabar até o ano 2000. No ano 2000, o Vaticano ofereceu essa revelação parcial. Tinha que ficar alguma parte para o futuro. Mais cedo ou mais tarde algum fato entrará para o segredo de Fátima. Não é como as profecias de S. Malaquias, que tem uma linhagem de papas que termina com o Papa Francisco. O que dirão no futuro?