ELFOS

Elfo é uma criatura mística da mitologia nórdica e celta, que aparece com frequência na literatura medieval europeia.


Para ver em vídeo, com música, clique na imagem. 


Nesta mitologia os elfos chamam-se Alfs ou Alfr, também chamados de “elfos da luz” – Ljosalfr. São descritos como seres belos e luminosos, ou ainda seres divos, mágicos, semelhantes à imagem literária das fadas. De fato, a palavra “Sol” na língua nórdica era Alfrothul, ou seja: “o Raio Élfico”; dizia-se que por isso seus raios seriam fatais.

Se dizia na Alta Idade Média que eles eram responsáveis por curar as pessoas, uma dor repentina se invocava o Elfo para a cura.

Eram divindades maiores da natureza e da fertilidade. Os elfos são geralmente mostrados como jovens de grande beleza vivendo entre as florestas, sob a terra, em fontes e outros lugares naturais. Foram retratados como seres sensíveis, de longa vida ou imortalidade, com poderes mágicos e grande ligação com a natureza.

Atualmente, são também comumente associados com a história do Papai Noel, em que residem no Polo Norte e trabalham nas enormes fábricas de brinquedos que serão posteriormente distribuídos na Noite de Natal para crianças de todo o mundo.[1][2]

<https://pt.wikipedia.org/wiki/Elfo>

Da mesma forma que surgiram
os deuses negros nas cabeças africanas,
surgiram os deuses loiros da Escandinávia. 
Cada povo tem seus deuses à sua semelhança ou
à semelhança dos animais da fauna local,
que nos dá certeza de que são seres imaginários.

Ver mais POR QUE SE CRÊ

Compartilhe este conteúdo:
WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Pinterest
Veja também