A forma
hedionda com que Tiradentes foi executado mostra um resíduo da justiça divina
dos hebreus copiada pelos cristãos.
“Portanto condenam ao réu Joaquim José da Silva Xavier, por alcunha o
Tiradentes, alferes que foi da tropa paga da Capitania de Minas Gerais, a que,
com baraço e pregação, seja conduzido pelas ruas públicas ao lugar da fôrca, e
nela morra morte natural para sempre e que, depois de morto, lhe seja cortada a
cabeça e levada a Vila Rica, aonde, em o lugar mais público dela, será
pregada em um poste alto, até que o tempo a consuma, e o seu corpo será
dividido em quatro quartos e pregados em postes, pelo caminho de Minas, no sítio
da Varginha e das Cebolas, aonde o réu teve as suas infames práticas, e os mais
nos sítios de maiores povoações, até que o tempo também os consuma; declaram
o réu infame, e seus filhos e netos, tendo-os, e os seus bens aplicam para o
Fisco e Câmara Real, e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada,
para que nunca mais no chão edifique, e não sendo própria será avaliada e paga a
seu dono pelo bens confiscados, e no mesmo chão se levantará um padrão, pelo
qual se conserve em memória a infância dêste abominável réu”
Naquele tempo, não havia separação entre a Igreja e o Estado, e a Igreja
Católica era a dona do poder. Em parte, a sentença foi menos severa do que a
justiça divina dos hebreus. Mas, em outro ponto, excedeu à justiça de Yavé em
sua maneira infamante.
A lei mosaica dizia: “eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a
iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que
me odeiam” (Êxodo, 20: 5). E era costume pendurar condenados executados em
postes, mas eles eram sepultados no mesmo dia: “Se um homem tiver cometido um
pecado digno de morte, e for morto, e o tiveres pendurado num madeiro, o seu
cadáver não permanecerá toda a noite no madeiro, mas certamente o enterrarás no
mesmo dia; porquanto aquele que é pendurado é maldito de Deus” (Êxodo, 21:22,
23).
A execução de Tiradentes foi mais comedida em relação aos seus descendentes,
atingindo somente os netos (Yavé vingava até a quarta geração: os bisnetos).
Mas, a barbaridade da execução foi maior com o condenado: ele foi despedaçado e
não foi sepultado. Embora com pequena diferença, a justiça dos portugueses
mostrou-se claramente uma herança dos mandamentos de Yavé, algo do que há de
mais primitivo da humanidade que a religião conseguiu trazer até os nossos
tempos.