|
|
|
|
O PRIMEIRO AUTOMÓVEL
29/01/2011
Benz Patent-Motorwagen
No início era triciclo Considerado o primeiro automóvel do mundo, modelo
criado por Karl Benz completa 125 anos de fabricação, contados a partir do
pedido de registro de patente, de 1886.
O sábado é de comemoração para os amantes dos automóveis, que têm no dia 29 de
janeiro de 1886 uma data especial. Há exatos 125 anos, na cidade alemã de
Mannheim, Karl Benz entrou com pedido de registro de patente do
Patent-Motorwagen, ou carro a motor patenteado, o primeiro veículo pensado desde
o início como um automóvel. Algo inédito em uma época em que os veículos a motor
eram basicamente carroças adaptadas à nova forma de propulsão.
O pedido de patente de número 37435 era justificado pelas inovações. A estrutura
em veículos era feita em tubos de aço, enquanto os painéis eram em madeira. As
rodas tinham aros de ferro e pneus de borracha sólida —pneu foi inventado pelo
escocês John Dunlop em 1884 e os pneumáticos infláveis só apareceriam em 1895.
Não havia volante: a roda dianteira era movida por meio de uma manivela, como
nas válvulas de pressão. Já a suspensão traseira era por eixo rígido com molas
elípticas.
PACIÊNCIA O motor traseiro era monocilíndrico de quatro tempos, como os atuais.
A cilindrada de 954cm³ permitiu 1,6cv de potência a 250rpm, regime baixo
explicado pelo nível ainda rudimentar dos motores a combustão. A unidade pesava
cerca de 100kg. A tração final era por corrente. José Luiz Vieira, em seu livro
História do automóvel, diz que o primeiro passeio ocorreu apenas em 3 de julho
de 1886, quando o triciclo atingiu 14km/h. O atraso foi ditado por modificações
no segundo exemplar, que ganhou manejo mais seguro. Nas versões seguintes, a
velocidade máxima chegou aos 16km/h. Pouco menos do que a velocidade de uma
bicicleta, mas o suficiente para o espanto das testemunhas.
Sucesso técnico, mas não de mercado: nenhuma unidade foi vendida inicialmente,
nem com reportagens ou caronas. Bertha Benz, mulher de Karl e financiadora dos
projetos, foi também a primeira pessoa a fazer uma viagem num automóvel. Em
julho de 1888, Bertha pegou o terceiro triciclo feito e partiu com os filhos de
13 e 15 anos em direção a Pforzheim, terra dos seus pais, a 106 quilômetros de
Mahhhein.
Motor de quase um litro gera menos de 2cv, o suficiente para ir aos 16km/h
De acordo com historiadores, o passeio serviria para exibir a invenção e também
reafirmar ao marido, que andava deprimido, as perspectivas do projeto. Foi uma
jornada cansativa, já que o carro não tinha marchas e, por isso, exigia um
empurrãozinho em subidas. Além dos enguiços. Em um desses, a tubulação de
combustível foi desentupida com uma presilha de cabelo. Apesar da estrutura
inexistente:
gasolina
se vendia nas farmácias, como produto de limpeza ou solvente. O passeio de
Bertha, que também serviu como teste, ficou tão famoso que hoje em dia o
percurso é refeito a cada dois anos em um desfile de carros clássicos. A própria
rota virou circuito histórico. A publicidade abriu portas para o debute
comercial do carro na Feira Mundial de Paris, em 1899, que ficou famosa pela
construção da Torre Eiffel. Ainda assim foram feitos apenas 25 carros até 1893.
LEGADO Depois de criar sua própria fábrica, Benz (que inventaria ainda o
caminhão e o ônibus) atingiu o sucesso. Em 1899, 572 automóveis foram
produzidos, o que a tornava a maior companhia do mundo. O entusiasmo arrefeceu
com os reflexos da Primeira Guerra Mundial, golpe duro para a Alemanha, e, em
1923, diante da crise, a Benz se juntou à Daimler para sobreviver. Criada pelo
também inventor Gottlieb Daimler, que na época da criação do Patent-Motorwagen
desenvolveu um carro de quatro rodas baseado sobre uma charrete, a empresa dá
nome Daimler-Benz à união que produz desde 1926 os famosos Mercedes-Benz.
Modelos sofisticados que têm raízes no Benz Patent-Wagen, que até hoje circula
sem pressa sob a forma de réplicas fieis ao original. Até a chamada geração Y,
de jovens nascidos a partir da década de 1970, tem a chance de experimentar
virtualmente o carro no simulador Gran Turismo 4, da Poliphony, feito para o
Sony Playstation 2.
Importância levou o carro a ser incluído no jogo Gran Turismo 4 (Polyphony/Divulgacao)
(Estado de Minas, Caderno de Veículos, 29/01/2011)
Ver mais CURIOSIDADES
|
..
|
. |
|
|